sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

O lago Titicaca e a travessia da Isla del Sol

Olá pessoal!!!

Nossa passagem pela cidade de Copacabana localizada a noroeste de La Paz (75km) se resume ao maravilhoso passeio de barco pelo lago Titicaca e pela travessia suada de norte a sul na Isla del Sol. O lago Titicaca é o maior do planeta localizado em altitudes elevadas. Suas águas tem uma tonaliadade azul e fazem fronteira com o Peru (cidade de Puno). A Cidade de copacabana não tem muitas atrações, e os hotéis fecham 10h e o porteiro espera até meia noite, depois disso, você fica fora de casa kkkkkkkk!!!!. E isso é em todos os hoteis. Eles dizem que é medida de segurança, Na virada do ano eles prorrogaram mais esse prazo rsrsrsrsrr!!!!. É importante ter dinheiro vivo, lá não tem caixa nem banco e as chamadas telefônicas e a internet são bem caras.

Em termos culturais o Titicaca sempre desempenhou papel importante na religião do povo andino. Segundo contam, uma poderosa divindade feminina Pachamama nasceu de suas águas.Os incas acreditavam que Viracocha(deus criador) juntamente com o sol e a lua nasceram também no Titicaca.

Nossa aventura no lago começou mesmo no primeiro dia do ano de 2009, no dia 31/12/08 ficamos por conta de nos instalarmos em uma hostal e ver os fogos na orla. Nada comparado a nossa Copacabana é claro !!!!!! rsrsrssrr.

Inicialmente ficamos no El Mirador(diaria de 80 bolivianos com desayuno e banho privado). Tem uma fachada linda e fica de frente pro lago. Porém o banheiro era um desastre. Além do odor terrível, o cano do chuveiro estava rachado e sempre que abria o registro para obter mais água caliente, o danado jogava água no teto molhando o banheiro todo. reclamei na recepção mas ... na bolivia é assim se não tiver satisfeito procure outro lugar.

Foi o que fizemos antes de sairmos para o passeio pelo lago rumo a Isla del Sol, nos registramos no hostal WendMar( 70 bolivianos) muito limpo e novo. Porém um pouquinho afastado da orla(quase nada) e sem desayuno. Mas valeu !!!

Para fazer o passeio de barco até a Isla del Sol é necessário compra um boleto numa agência de turismo que cobra em média 20 bolivianos.

Saímos bem cedo e fomos para o pier. Lá entramos num barco que tinha dois andares rsrsrsrsr. Como queria fazer algumas imagens resolvi ficar na parte de cima. Rosa e Mariane também toparam ficar na parte superior que parecia ser bastante concorrida.

A Isla del Sol tem a área de 14,3 km² é a maior ilha encontrada no lago. É uma ilha sagrada para os Incas, onde se encontravam os santuários das "vírgenes del sol", dedicado ao Deus sol. A ilha atualmente é povoada por indígenas de origem quechua e aymara, dedicadas ao artesanato e ao pastoreio. Existem muitos sítios arqueológicos em volta da ilha, estudos indicam que a civilização Inca teve origem na ilha, com o surgimento de Manco Capac.

A travessia de Copacabana para a Ilha do Sol tem um percurso de cerca de 12 km. Até a ilha o barco leva aproximadamente 2horas. Nesse percurso o visual do lago e das ilhas ao redor é incrível. O problema de optar pelo pare superior do barco e que o frio é de rachar rsrsrsrsr!!!! A sorte é que estavamos todos agasalhados!!!

Quando estávamos quase chegando na parte norte da ilha o tempo mudou, começou a cair uma chuvinha e o vento gelado soprou forte. A galera que tava na parte de cima do barco desceu para a parte coberta com exceção de um boliviano de Santa Cruz e sua namorada argentina, três brazucas de SP e duas alemãs. Mas o pior foi que logo em seguida o lago ficou agitado provocando um espécie de marola (ondas) onde o barco começou a balançar bastante. Os brazucas quase cairam na água kkkkkkk!!

A parte norte tem vistas e horizontes que vale a pena ser vistos e muitas ruinas . A parte sul é mais comercial, mas também tem muita coisa interessante pra se ver. O barco leva você para a parte norte e depois de um tempo ele sai daquele ponto para a parte sul. Mas, se você quizer, você pode fazer este caminho para o sul a pé. São 10Km e em tese rsrsrsr!!!! A pé demora umas 3h. Chegamos no extremo norte da ilha onde fica o povoado de Challapampa. Assim que descemos na Ilha fomos aboradados por moradores oferecendo comida, artesanato e alojamento. Eu tava apertado pra ir no banheiro e avistei um do lado de um bar. Quando terminei de me aliviar veio um velho senhor querendo cobrar o banheiro. Como tinha uns gringos na fila sai de fininho e deixei pra eles resolverem com o senhor rsrsrsrsrr !!! Pô eles têm euros kkkkk!!!. O barqueiro nos informou que iria para a parte sul em 1h30min e que quem tivesse interesse poderia seguir caminhado para lá. Logo apareceu outro senhor, uma espécie de guia local levou todo mundo pro Museo da Ilha. Praticamente fomos obrigados a comprar o boleto (10 bolivianos)para conhecer o tal micromuseo que não tem muitas peças. Em seguida o guia nos levou por um caminho repleto de terraças que dá acesso a um local Chamado Chincana. Lá podemos ver um complexo de ruínas incas que segundo o guia foram contruídas ao redor da rocha sagrada onde o Deus Viracocha teria criado o Sol e a Lua. Depois de 1 hora o guia nos liberou e é claro nos pediu uma grana 5 bolivianos kkkkk!!!Seguimos com os brazucas para o trekking até a parte sul da Ilha que é algo imperdível. Vc deve se previnir usando protetor óculos e chapéu. Leve também água e algo para comer. Esse último item nos não tinhamos rsrsrsrsr!!! Resultado mais um dia sem rango rsrsrr!!!
Durante a caminhada é possível ter um visual incrível da paisagem da ilha e do lago. O curioso ficou por conta de um ponto de controle do povoado de Challa. No meio do nada estavam lá dois nativos cobrando pedágio da galera que faz a travessia. Lá se foram mais 5 bolivianos.

Apesar dos 10 km e de antigirmos 4000 metro de altitude no ponto mais alto da ilha a caminhada foi tranquila na maior parte do percuso. Menos pra Rosa que sofreu bastante. Ela se cançou muito rápido e começou a caminhar devagar fazendo algumas paradas. Os brazucas paulistas dispararam na frente. O problema foi que tinhamos um prazo para chegar na parte sul antes do barco partir. E esse prazo foi diminuindo. Enquanto Mariane acompanhava o ritimo de Rosa que estava tendo dificuldades para caminhar peguei a mochila de Rosa e começei a andar na frente pra chegar primeiro em Yumani (parte sul da Ilha) e tentar atrasar a saída do barco, pois só restavam 30 minutos.

Assim que cheguei no povoado percebi que que seria muito difícil para Rosa chegar até o porto pois tinhamos que decer a famosa escalera del Inca, uma escadaria pra niguém botar defeito, deve ter algo em torno de uns mil degraus!

Saí descendo como um louco meus joelhos já estvam dormentes rsrsrsrr!!! Foi quando consegui avistar o barco que por sinal já estava lotado rsrsrr!! E a galera queimado no sol kkkkk!! P..... da vida. Por que nosso amigo boliviano de Santa Cruz tinha pedido ao barqueiro para nos esperar !!!! Quando ele me viu na escadaria deu um asobio e sinalizou para que eu me apreçasse.

Quando terminei a escadaria uma chola me abordou e acreditem, me cobrava para sair da ilha rsrssr!!! Poxa eu tava morto em pé querendo chegar no barco e a mulher querendo dinheiro!!! Falei que já tinha um boleto pago e ela disse que ali era a parte sul e que eu tinha que pagar ali também. Pô não tinha mais trocado só um nota de 100 bolivianos e ela queria 5. Resultado como eu tava com muita preça dei uma nota de 1 dólar pra mulher e sai correndo.

O Sol tava rachando e o barqueiro p.... da vida. Ele já estava querendo sair eu disse a ele que ainda faltavam duas amigas que já estavam chegando. O cara chegou a sugeri que pegassemos outro barco que sairia as 17h eu argumentei que não podia pagar pra retorna em outro a não ser que ele garantisse nosso retorno gratuito com o outo barqueiro. Como ele não quis teve que esperar mais 20 minutos até Rosa entrar no barco kkkkkk!!!!

Anônimo disse...

Meu, eles cobram tudo que você faz? Até se você respirar eles vão cobrar? Tem a opção de me negar a pagar? Vou em Dezembro pra lá, mas já estou repensando este passeio hahahaha