sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Chegando em Cusco

No dia 02 saímos de Copacabana com destino a Cusco. O bus da Diana Tours (a mesma agência que nos levou para o passeio na Ilha) nos levou até a fronteira com o Peru onde carimbamos os passaportes e atravessamos a fronteira parando na imigracion peruana. Dei entrada no passaporte e cambiei alguns bolivianos e dólares para soles. O bus já nos esperava. Entramos novamente e fomos até o terminal terrestre em Puno (cidade peruana também as margens do Titicaca). Em Puno trocamos de bus inicialmente gostei da ideia pois o bus era de 2 andares tinha tv e tal. Sem contar que a viagem duraria em média 7h. O bus saiu do terminal bem vazio e novamente achei um barato, o bus todo nosso rsrsrsrr!!

Entretanto, alegria de pobre dura pouco kkkkkk!!!!! Quando chegamos na cidade de Juliaca que parece um grande muquifo, o bus começou a encher fiquei p...... da vida porque a mulher da agência disse que o bus era direto a Cusco. E pra piorar sentou ao meu lado e na janela, um peruano aparentando ter uns 50 anos. O homem tava numa inhaca danada. Ficou mais complicado ainda quando ele fechou a janela pois o distinto ficava bufando feito um touro um hálito de cachaça tava f...... aguentar aquela parada!!!! Toda vez que o distinto aspirava o ar pra bufar eu prendia a respiração rrrsrsrrsrsrsrsr!!!! Houve até uma certa sincronia kkkkkkk!!!!!

Surreal mesmo foi quando o bus parou em outra cidadezinha que não me lembro o nome. Subiu uma chola mais nova aparentemente uns 24 anos. A moça abriu sua trocha e começou a oferecer um produto. Quando de repente ela sacou um cutelo e começou a cortar uns nacos de carne e colocar no saco junto com pão e umas batatas brancas cozidas. A galera começou a fazer pedidos e a mulher levava o saquinho recebia o troco e com a mesma mão cortava a carne e tal eca!!!! Muita falta de higiene. Não sei como suportei sem chamar o juca rsrsrsrr!!! Ainda bem que o distinto do meu lado só pediu pão kkkkkk!!!!


Chegamos em Cusco a noite por volta das 20h. A primeira vista pareceu me uma cidade grande. Assim que desembarcamos no terminal fomos abordados pelos papa hóspedes. Pessoas que ficam nos terminais tentando levar os passageiros para determinados hostais alguns até entram no bus antes de chegar no terminal rsrsrsr!!!.


Duas senhoras insistiram em nos mostra os folders de dois hostais. Como eu tava apertado pra ir ao banheiro deixei a Mariane e Rosa decidindo o preço com as donas. Quando voltei já afim de arrumar um lugar logo, topei o preço oferecido. A mulher ainda pagou parte do táxi que nos levou para o hostal. O hostal era bom, Internet grátis, quartos limpos, banheiro privado com água quente e desayuno continental ou bifé a parte. Pagamos o equivalente a 15.0 dólares. O nome é Koyllur Hostal e o end. Calle Carmen Bajo, 186 ( próximo a esquina com Cuesta Sam Blas).


Nos registramos e saímos para jantar ali pertinho na calle Cermen Alto. Depois demos uma volta pela Plaza de Armas na parte central de Cusco.



Pela manhã tomamos o desayuno e tentamos negociar o preço novamente para ficarmos até dia 07/01 quando iniciaríamos a Trilha Inca. Mas as donas não quiseram baixar o preço. Na saída do hostal encontramos um casal de BH que tinha passado a noite lá e que já estavam se transferindo para outro hostal mais barato.
Então seguimos com eles até o Mason Montijoy ( Calle Atoqsaycuchi 594- San Blas). O lugar é na verdade uma grande casa com muitos quartos. Achamos que o preço que dona nos ofereçeu estava muito alto pelo que o próprio lugar oferecia. Mas ela foi muito gentil em nos ceder um espaço para deixarmos as mochilas e andar pelo centro histórico atrás de um hostal mais em conta. Ela nos deu até a chave do quarto onde estavam as mochilas.


O impressionante é que a maioria dos hostais interessantes estavam lotados. Sem reserva é complicado achar um lugar bakana em Cusco. Logicamente a hostais pra todos os gostos e bolsos rsrsrsrr!!!

Rodamos, rodamos e acabamos descobrindo o Hostal Tu Hogar(Calle Chihuampata 548 - Sam Blas /aprox. 3 quadras da Plaza de Armas). Negociamos um desconto. Paguei 40 ( 12 dólares) soles por um quarto com banho privado, água caliente, e desayuno. No hostal também havia Internet e lavanderia.

Nenhum comentário: