sábado, 3 de janeiro de 2009

Nota de esclarecimento / Tour pelas ruinas de Tiwuanaku

Primeiramente queria desejar um feliz año para todos os nossos queridos amigos e parentes que nos acompanham. Estamos todos com muita saudades de vcs!!!!!

Queria aproveitar o ensejo rsrsrsr!!! e explicar que fatores adversos a nossa vontade provocaram o atraso na atualizacion desse blog. Contudo, estarei postando a partir de hoje nossas novas aventuras.
Só para situar passamos o ano novo na cidade de Copacabana localizada as margens do lago Titicaca. Saimos de Copacabana ontem pela manhaña e chegamos em Cusco às 19h. Nesse momento son 20h aqui em Cusco há um diferença de 3h no fuso em relaçao ao Brasil.

Dia 29/12 (ainda em La Paz)

Marcamos a maior touca rsrsr!! Esquecemos de reservar um tour ao monte Chacaltaya e tivemos que nos contentar em dar umas voltas pela Calle de la brujas (rua das bruxas) , pela Calle Sargánaga (rua do artesanato) e pela Yllanpu. Lá fizemos algumas comprinhas inclusive hojas de Coca (folhas de coca que ño es droga). A Rosângela até hoje ño tomou o te de coca nem mascou as folhas rsrsrsrr!!!



A coca era e ainda é usada em rituais religiosos pelos descendentes dos aymarás (maior grupo étnico da Bolivia e do Peru). É usada como medicamento para previnir e curar os sintomas do soroche (mal da altitude) Na foto vcs podem ver o saquinho que comprei por 2 bolivianos na feira. A folha pode ser consumida também como te( chá) ou em balinhas tipo caramelo. Em todos os hoteis por aqui é servido o te de coca no desayuno(café da manhaña)





Tour pelas Ruinas de Tiwuanaku 30/12/2008





Fomos a uma agência de turismo e compramos uma passeio para Tiwuanaco. Pagamos 30 bolvianos para o transporte e o guia + 80 ao complexo arqueológico e 25 pelo almuerzo que por sinal foi o mais delicioso até aquele momento. Comemos de entrada sopa de Quinua(um tipo de cereal boliviano muito tradicional), Truta com papas fritas(batata frita) arroz e salada hummmm!!! Durante o almuerzo conhecemos uma argentina chamda Andréia. Elá foi muito sompática e nos deu algumas dicas sobre a Argentina e também sobre o salar de Uyuni local que ela já visitou



Crema de Quinua




Para chegar até o complexo um bus nos pegou no hotel às 8h15min. O percurso durou aproximadamente 1h30min. Antes de visitar o setor onde eston as ruínas entramos no museu anexo que tem um acervo muito interessante com peças que datam de 1500 a. C. (infelizmente era proibido fotografar no interior do museu).


Durante nossa visita ao complexo arqueológico a temperatura caiu muito. Para se ter uma idéia quando saimos de La Paz termômetro marcava 7 ºC . De repente, começou a soprar um vento norte que fez a temperatura cair para 4º C . A galera toda se agasalhou rsrsrsrsrr!!!


Abraços!!!

saudades!!!

4 comentários:

Gabrieli Lage disse...

Oi Marcelo,

finalmente deu notícias...

Que bom saber que está tudo bem.

Bjs!

Saudades...

Aline Moura disse...

Nossa...Que bacana!!!!Estamos todos anciosos para ver todas as fotos!
E pelo jeito você vai voltar uns quilinhos mais magro heinn! rsrsrsrs..... as comidas por onde passam são ótimas, kkkkk.....

Abraços!!!!

PHFC disse...

E aí Marcelo! Parece que a viagem está muito boa, muito bonito os lugares, e a comida tem uma cara boa e pelo o que vem postando só dá pra comer com os olhos rsrsrsrs.

Abraços.

NETE disse...

E aí Marcelão?
Que Deus continue iluminando vcs.
abraços.