terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O 2º e temido dia do Caminho Inca



Amigos depois de acordar quase a 3.000 metros de altitude o único objetivo do dia é superar os mais 1.200 metros até o topo da montanha de Warmiwañusca, levando em média cinco horas e meia . Logo pela manhã os guias nos informaram das dificuldades e orientaram para que cada um caminhasse no próprio ritmo sem preça de chegar. O caminho é árduo e segue somente em aclive, é o maior esforço físico do Trilha. É comum de vez em quando pensarmos que não vamos conseguir. Eu parei várias vezes para descansar. Andava uns 30 a 50 metros e parava. É algo impressionante o tal efeito da altitude. Pelo caminho é possível perceber no semblante das pessoas o sofrimento e o esforço a cada passo. Toda vez que eu via uma pedra de aprox. 1metro com o formato meio achatado na extremidade, imaginava logo uma poltrona e me desabava rsrsrsrr!!! Numa dessas errei a pedra e se não fosse o arbusto tinha rolado penhasco abaixo kkkkkkkk!!!!! Minha mochila parecia ter dobrado o peso!!! A Rosa foi precavida e comprou numa farmácia em Cusco um tubo de oxigênio spray que lhe foi muito útil, pois várias vezes ela necessitou de ar. O Orlando muito gentil acabou fazendo o serviço de porteador e carregou também a mochila da Rosa. Pra piorar faltando uns 500 metros pra chagar ao topo, começou a chover e a água que caia era tão gelada que tive que aquecer as mão que já iam congelando.
Mas, após muita força de vontade, eis que chegamos ao cume, a 4.200 metros de altitude, e a sensação é de dever cumprido, como se o pico da montanha fosse o objetivo final. Após algum tempo é preciso enfrentar a segunda etapa do dia: uma vertiginosa descida de 700 metros até chegar ao fundo do Vale de Pacaymayu.
chegada ao cume a 4200 metros de altitude.
O caminho até o acampamento de onde será a segunda noite é uma trilha de várias pedras com um grande desnível entre um degrau e outro. A altura dos degraus gera um forte impacto no joelho e dificulta a descida. Nesse trecho, leva vantagem quem estiver com um cajado para usar como um ponto extra de apoio. Em 2 horas atingimos o local do segundo acampamento. Assim no segundo dia, a caminhada termina cedo, entre 14 e 15h, e o andarilho pode ficar curtindo ou descansando o resto do dia.
Eu troquei a roupa e tomei um banho de lenço umidecido. Como disse o Roberto, eu já não me suportava mais rsrsrsrr!!!! Almoçamos e simplesmente apaguei na barraca. Quando foi 19h30min fui, acordado pra jantar, levantei, jantei e dormir de novo!!! Chegava ao fim o temido 2º dia rsrsrsrrrsrs!

4 comentários:

Mari disse...

Ei, Marcelo!!!!!

Foi realmente uma vitória esse 2° dia, não? Mas ainda nem imaginávamos que o 3° seria tão exaustivo hahaha.

Eu e Rosa estamos com saudades!!!!

Até!

Larissa, Beatriz e Victor disse...

Oi, tudo bem? Estou indo para Machu Picchu com minha familia pela primeira vez em abril e gostaria de obter o máximo de infirmação possivel, Vc poderia me ajudar?
Gostaria de saber sobre o trem, a infra estrutura que tem dentro no parque, o que eu devo levar, essas coisas... Como as crianças são pequenas, quero me prevenir de tudo, vc pode me escrever? Obrigada,
larissa
larissa.queiroz@uol.com.br
www.beatrizevictor.blogspot.com

Carla Falcão Bueno disse...

Oi Marcelo!

Que show! estou lendo tudinho pois dia 20 embarco para Lima e vou fazer esse seu trajeto tb.. Trilha Inca na veia rsss.

Bacana suas anotações estão em ajudando bastante!

Bjs - Carla

Unknown disse...

Oi Marcelo,
Te achei através de um seguidor seu, o Nilson Cordeiro, foi bem por acaso... e esses dias estou louca, procurando por um relato como o seu, com detalhes, para planejarmos nossa ida a Machu Pichu em julho. vou ler tudo o que você colocou, pois está muito bom!
Ah! Já somos seguidores também!!!
Um grande abraço!
Marcia