sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cusco e o Vale Sagrado

Com 3500 metros de altitude, Muralhas de pedra, igrejas barrocas, ruas estreitas e muitos, mas muitos turistas. Parece até a descrição de Ouro Preto-MG mas não é. Essa é a visão que se tem de Cusco. Apesar da sua semelhança com Ouro Preto, Cusco é muito mais vibrante e pitoresca. A marca da cidade são as construções erguidas pelos espanhóis sobre os sólidos vestígios das antigas construções Incas.

Na língua quechua, Cusco significa umbigo do mundo. Diz a lenda que Cusco foi fundada por Manco Cápac e por sua irmã Mama Occlo, (Séc. XI e XII) A topografia do lugar que é acidentada com inúmeras ladeiras. Cenário desenhado, vieram então os incas e construíram ali a capital de seu império. Resultado: a cidade é repleta de muros centenários, que estão dentro de restaurantes, em fachadas de lojas de câmbio e onde mais se puder imaginar. Além dos muros, eles deixaram Qorikancha, um templo dedicado ao Sol, que, quando os espanhóis chegaram, era coberto de ouro, e muitos sítios nos arredores, como Tambomachay e Saqsaywaman.
Cusco é uma cidade agradabilísssima. Porém, cuidado, tudo é muito caro rsrsrsrsr!!!! Em relação a segurança podem ficar tranquilos Cusco é muito segura pelo menos no centro histórico (arredores da Plaza de Armas).

No dia 4 fomos conhecer o Vale Sagrado. Para isso tivemos que desembolsar 130 soles (boleto turístico) + o custo do tour 23 soles + 25 soles do almuerzo. Nosso roteiro de 1 dia incluia: Pisac, Urubamba, Ollantaytambo, Chinchero. Esse roteiro é impérdivel a visita aos complexos arqueológicos são guiados e as informaçoes são muito interessantes. Mas se quiser pode ir sozinho como o casal de BH. Não minha opinião a única vantagem é que tu vai ter mais tempo em cada lugar mas precisará de 2 dias pra conhecer tudo.


O Vale Sagrado dos Incas está composto por numerosos rios que descem por pequenos vales; possui numerosos monumentos arqueologicos e povoados descendentes dos indígenas.
Este vale foi muito apreciado pelos Incas devido a suas especiais qualidades geográficas e climáticas. Foi um dos principais pontos estratégicos de produção agrícola pela riqueza de suas terras é o lugar onde se produz o melhor grão de milho, quinua, e muitas espécies de papas(batatas) no Peru.



Abaixo a famosa Inka Kola que resolvi provar no almoço em Urubamba. E quem fabrica é a Coca -Cola rsrsrsr!!!


Os portais Incas são contruidos com milimétricas inclinações para resistir aos efeitos sísmicos da região.


Uma das montanhas que cercam a cidade mostra formações rochosas que lembram a metade de um rosto, aparentando com um rei de barba e coroa. O rosto apareceu após de um terremoto. Ao lado do rosto existe um silo de alimentos, que muitas das vezes é confundido com uma prisão. A localização do silo foi muito bem planejada, mesmo em dias de sol intenso, o vento forte que bate na montanha mantém o local bem fresco, favorecendo a conservação dos alimentos.



Olaantaytambo é um dos sitios arqueológicos mais monumentais do antigo Império Inca. Comumente chamado "Fortaleza", devido a seus descomunais muros, foi na realidade um tambo ou cidade-alojamento, localizado estrategicamente para controlar o Vale Sagrado Algumas das rochas utilizadas na construção são somente encontradas a alguns quilômetros da cidade, o que revela o domínio de técnicas avançadas de transporte de rochas. As pedras eram trabalhadas antes de serem transportadas e nesse trabalho eles deixavam sulcos para facilitar o transporte, mediante amarração de cordas.



Em Chinchero uma pequena aldeia situada a 3762m cerca 30 km de Cusco há belas vistas com vista para o Vale Sagrado dos Incas, com a Cordilheira Vilcabamba e do pico Salkantay e Verônica dominando o horizonte ocidental.
A construção do muro e muitas outras ruínas e terraços agrícolas (que ainda estão em uso) são atribuídos a inca Tupac Yupanqui. A entrada para a principal praça e ruínas exige o tal 'boleto turistico ".
Na praça principal há uma igreja colonial feita de adobe sobre os alicerces de um templo inca ou palácio que data de início do século XVII e uma feirinha de artesanato.





Nenhum comentário: