Saimos pra dar um volta pela localidade e ficamos impressionados com o artesanato boliviano. Tudo muito rústico mas de um eleza incrível. Da vontade de comprar de tudo um pouco mas...
terça-feira, 30 de dezembro de 2008
La Paz : êta mundo pequeno!!
Saimos pra dar um volta pela localidade e ficamos impressionados com o artesanato boliviano. Tudo muito rústico mas de um eleza incrível. Da vontade de comprar de tudo um pouco mas...
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Chegando em La Paz 28/12/2008
domingo, 28 de dezembro de 2008
Contos de Santa Cruz de La Sierra 27/12/2008
Logo chegou nosso primeiro meio de transporte na Bolivia Na foto da pra ver que é da ultima geraçao !!! Geraçao de 60 é claro rsrssr O mais interessante é que em Santa Cruz e em La Paz essa jardineira (juntamente com os milhares de taxis) é o transporte urbano mais comum.
Como ainda ño haviamos feito o câmbio pagamos o motorista ou "chofer" em dólares. Negociamos em 1,60 e ele nos deixou em frente ao Terminal bimodal( buses e trem) as 7:30. O calor era algo de fazer inveja em Dante rsrssrs. Eu estava parecendo um zumbi rsrsrrs É daqueles do filme dos mortos vivos kkkkkk!!!!! Afinal tava sem dormir desde 10h do dia 26/12 sem contar o baño rsssrs!!! Fome ??? ño tinha queria só um baño e uma caminha rssrrsrr.
Nesse momento a queston (desculpem mas ño encontro o acento til por nada nesse teclado boliviano rsrssr) era ir para Cochabamba ou La Paz direto??? Isso ficou facil quando ficamos sabendo que a passagem para cocha havia esgotado pela maña e que haveria outro bus só as 19h.
Fomos até a entrada do Terminal e trocamos alguns dólares com um cambista local.Foi quando vimos um casal que veio de BH no mesmo vôo que o nosso e que também havia pegado a jardineira no aeroporto de Viru-Viru. Eles estavam na fila da Empresa Copacabana comprando pasagens direto para La Paz que sairia as 16:30. A Rosângela confirmou o valor (170 bolivianos num Bus cama diga-se de passagem poltronas mais confortáveis que as do Air Bus da Gol que viajamos rsrsrsr) e resolvemos também viajar nesse Bus. O problema era a fila .... Nossos copañeros já estavam em próximos do Guiche entonces apelamos para jeitinho brasileiro nada ético de furar fila. Nuestros hermanos bolivianos ño gostaram nada do que viram mas saímos de fininho.
Resolvido a pendenga da passagem até La Paz, fomos procurar um hostal pois o sono e o desodorante já estavam vencidos rsrsrsr!!! Encontramos um hostal (Jenecheru) em frente ao Terminal por 40 bolivianos e baño coletivo tipo de rodoviária e frio. Mas era isso o que mais precisavamos pois o calorrrrr tava derretendo!!!
Se ño fosse las ñinas eu ficaria sem almuerzo, apaguei literalmente. Se bem que o tal do "Pocomoto"(foto) sô desce tranquillo pra que tem estômago de boliviano ou de avestruz rrsrrs. Ohh as aparências enganam veja a foto:
A que se fazer um ( ) para a cerveza local: Paceña que talvez tenha sido o melhor de tudo em Santa Cruz. Portanto, em Santa Cruz fuja do Pocomoto e peça una paceña
Abraços!!!
ahhh!!! depois eu conto, quase perdi o bus pra La Paz !! T+
sábado, 27 de dezembro de 2008
Buenas tardes amigos!!
Abracos!!
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
organizando a mochila: e agora José????
Existem mochilas dos mais diversos tamanhos, para um simples passeio/trilha de um dia a até um mochilão ou travessia de vários dias. O tamanho das mochilas é medido em litros (L). Se você está começando agora, essa medida pode não dizer muita coisa por enquanto.
Mochilas Cargueiras Pequenas (40 a 75L) - São as mochilas de médio tamanho, geralmente utilizadas em travessias (trekking de mais de um dia), mochilões mais curtos ou que não necessite levar muitos equipamentos. Geralmente quando se vai fazer um mochilão para um local onde o clima é sempre o mesmo - frio ou calor - essa é a mochila ideal, já que não precisa-se levar muita roupa.
Mochilas Cargueiras Grandes (acima de 75L) - Essas são para quem realmente tem a necessidade de levar muito equipamento ou geralmente quando se vai a algum país onde o clima sofre grandes alterações. Lembre-se que você vai ter que carregar muito peso e o preparo físico nessa situação é importantíssimo.
Algumas mochilas cargueiras vem com uma mochila de ataque embutida e destacável. Uma ótima opção para quem não deseja carregar uma mochila de ataque a mais na frente, um tanto quanto incômodo.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Utilidade Pública: antes de sair de casa leia
8 Para evitar transtornos tire fotocópia dos documentos pessoais e leve-os na doleira (uma dica interessante é escanear seus principais documentos e enviá-los para o e-mail)
10 Roupas: Se pretende se aventurar a mais de 4000m, prepare-se para o frio do altiplano. A dica aqui é comprar roupas de frio e equipamentos em La Paz. Segundo informações, há produtos bons a preços muito mais em conta do que aqui no Brasil. Porém, até chegar lá, leve um agasalho pra não ser surpreendido. Para as caminhadas o ideal são as calças de tactel ou tecido similar e as camisetas de dry-fit. Adquira tbém 01 casaco de fleece (aquele tecido que esquenta bastante) e um casaco impermeável com capuz!
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
Perigo: mal de altitude
Segundo as informações que coletei nos sites especializados em montanhismo, isso ocorre pelo fato de que a pressão do ar diminui conforme a maior variação de altitude, o que resulta em menor quantidade de oxigênio no ar. Nesse caso a composição do ar continua a mesma 78,1% Nitrogênio, 20,9% Oxigênio e 1% outros gases - porém, em menor quantidade. Com isso, temos que respirar mais para conseguir absorver a mesma quantidade de O2 de quando estamos ao nível do mar. Isso gera uma sensação de falta de ar, ou, como se não fosse possível aspirar.
Sob estas dificuldades nosso organismo tende a se aclimatar, e a principal mudança será a alteração da composição sangüínea, que terá um aumento considerável de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do O2 absorvido nos alvéolos pulmonares às células. Porém esta reação do organismo não é imediata, leva algum tempo. Por isso o processo de aclimatação precisa ser realizado, e de forma lenta e gradual, evitando grandes esforços físicos quando chegamos a altitudes maiores.
Por isso, nossa passagem por Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba até La Paz será estratégica, visando, sobretudo a aclimatação gradual a altitude. Além dessa estratégia, os mochileiros mais experientes têm uma receita: Comprar em qualquer farmácia de Santa Cruz as soroche pills (Pílulas para o mal de altitude) e as famosas folhas de coca que funcionam muito bem (tomar o chá ou mascar a folha). O princípio ativo principal delas é uma substância chamada de acetozolomida, além de cafeína e etc. O ideal é começar a tomar isto antes de chegar a La Paz. Aqui no Brasil vc não vai encontrar Soroche Pills, mas pode comprar um remédio chamado de Diamox, que possui essa tal substância. Mas, CUIDADO. PRESTE ATENÇÃO só tome medicamento com a orientação Médica.
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Saudações aos navegantes !
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
O Roteiro
Itabira (saída em 26/12/08) - BH - Sta Cruz de la Sierra - Cochabamba-La Paz - Copacabana - Puno - Ilha de Uros - Cusco -Ollantaytambo - Trilha Inca - Machu Picchu -Aguas Calientes - Cusco - Arequipa - Tacna - Arica - Calama - San Pedro de Atacama - Uyuni - Antofogasta -La Serena - Santiago - Mendoza -Buenos Aires - Foz do Iguaçú - BH - Itabira(chegada em 27/01/09)OBS: O roteiro em vermelho estará sujeito a alterações($$$$$????) ao longo da viagem