quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Perigo: mal de altitude





Algumas semanas atrás estava a prosear com meu amigo PH Coura e o distinto me lançou a seguinte pergunta: - o que mais te preocupa nessa na viagem? Pensei bem e dei a seguinte resposta: - acho que o famigerado soroche. PH novamente indagou – soro que??? Expliquei a ele que soroche (sorojche, em castelhano andino, suruxchi o suruqchi em quéchua e aymara) é como os povos do altiplano andino chamam o mal de altitude. O mal da altitude nada mais é senão a dificuldade do organismo em absorver oxigênios para suprir as necessidades a que estamos acostumados, o que acaba por causar uma série de efeitos, desde um simples cansaço e um relativo mal estar até um edema pulmonar e cerebral culminando na morte do indivíduo.

Segundo as informações que coletei nos sites especializados em montanhismo, isso ocorre pelo fato de que a pressão do ar diminui conforme a maior variação de altitude, o que resulta em menor quantidade de oxigênio no ar. Nesse caso a composição do ar continua a mesma 78,1% Nitrogênio, 20,9% Oxigênio e 1% outros gases - porém, em menor quantidade. Com isso, temos que respirar mais para conseguir absorver a mesma quantidade de O2 de quando estamos ao nível do mar. Isso gera uma sensação de falta de ar, ou, como se não fosse possível aspirar.

Sob estas dificuldades nosso organismo tende a se aclimatar, e a principal mudança será a alteração da composição sangüínea, que terá um aumento considerável de glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do O2 absorvido nos alvéolos pulmonares às células. Porém esta reação do organismo não é imediata, leva algum tempo. Por isso o processo de aclimatação precisa ser realizado, e de forma lenta e gradual, evitando grandes esforços físicos quando chegamos a altitudes maiores.

Por isso, nossa passagem por Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba até La Paz será estratégica, visando, sobretudo a aclimatação gradual a altitude. Além dessa estratégia, os mochileiros mais experientes têm uma receita: Comprar em qualquer farmácia de Santa Cruz as soroche pills (Pílulas para o mal de altitude) e as famosas folhas de coca que funcionam muito bem (tomar o chá ou mascar a folha). O princípio ativo principal delas é uma substância chamada de acetozolomida, além de cafeína e etc. O ideal é começar a tomar isto antes de chegar a La Paz. Aqui no Brasil vc não vai encontrar Soroche Pills, mas pode comprar um remédio chamado de Diamox, que possui essa tal substância. Mas, CUIDADO. PRESTE ATENÇÃO só tome medicamento com a orientação Médica.

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

"começar a tomar isto antes de chegar a La Paz"

Marcelo, o que você chama de "isto" é sagrado, e certamente será o seu maior ponto de apoio em toda a viagem.
Não se preocupe com pilulas, certamente estará bem equipado com um saco de folhas, catalizador e a benção de Pachamama...

Boa viagem meu camarada... Qualquer coisa, estamos ae. Envie seu msn.
Se quiser tomar um "te de coca" ainda no Brasil é só falar...
Valeu!

Marcelo Pinto Coelho disse...

Olá Alan,
Quanto ao "isto", me referia ao princípio ativo principal delas que é uma substância chamada de acetozolomida. Aqui no Brasil pode ser encontrada no Diamox. Sei o quanto a folha de coca é venerada e importante para a cultura
andina .

Ja havia lido a respeito,a palavra Coca vem do quéchua “K`oca”, que significa“sagrado”.

Era esse o status que a planta tinha durante o período Inca, sendo usada em oferendas e rituais a diversos deuses.

No mais valeu pelo apoio !!! E que Pachamama nos abençoe!
Abraços!!

NETE disse...

BOA NOITE MARCELO , NA MEDIDA DO POSSÍVEL ESTOU ACOMPANHANDO SUA AVENTURA.QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO VCS...
BOA VIRADA DE ANO PARA VC.
ABRAÇOS.